Você Tem Quatro Segundos Para Ser Um Líder Melhor?



Você Tem Quatro Segundos Para Ser Um Líder Melhor?


Tenho aprendido muito em meus treinos de Crossfit– e não apenas exercícios. Meu treinador gerou novas ideias em mim. Ele me pediu para esquecer o tamanho dos pesos que levanto (de verdade?) e disse para focalizar na forma e respiração. Muitos alcançam a forma, mas poucos respiram corretamente.


Meu treinador tem me ensinado a respirar pelas narinas, prender meu fôlego por alguns segundos e, depois, exalar pela boca em algumas partes do exercício. Ele me ensina que estou treinando a respiração enquanto treino meus músculos. O treinador espera que eu tome o máximo de oxigênio de alta qualidade que puder durante os exercícios.


Meu comportamento padrão era simplesmente correr de um exercício para o outro, suando e respirando todo o caminho. O treinador me ajudou ir mais devagar e ensinou-me a respirar nos intervalos, para eu estar presente e abordar melhor cada próximo desafio.


No início das aulas eu ouvia muitas pessoas na academia falando como é bom ser capaz de respirar, agora que as crianças retornam para a escola: “Estou livre pelos próximos meses!”. Todos pareciam tão contentes pelo espaço e “novo ar” que iriam respirar.

Isso me fez pensar a respeito de algo que um consultor chamado Peter Bregman escreveu em seu livro, “Four Seconds:All the Time You Need to Stop Counter-Productive Habits and Get the Results You Want.”


Bregman sugere que no tempo usado para inspirar e exalar profundamente – 4 segundos – muitas coisas podem acontecer. Nestes quatro segundos podemos interromper ou manter comportamentos não produtivos e trocá-los por hábitos saudáveis. É simples assim!


O que me faz gostar desse conceito é que não estamos falando de criar um vasto espaço. Você não precisa sair para um lugar distante ou se trancar em algum lugar. Você só precisará, por exemplo, sentar em seu carro por mais quatro segundos ou pausar o mesmo tempo antes de responder para alguém. Bregman afirma que este tempo é suficiente para que possamos realmente pensar antes de agirmos; e isto não é apenas reação.


Assim, não precisamos esperar que os filhos estejam na escola para reivindicar nosso tempo. As vezes é só lembrar de respirar. Com muitas pessoas que faço o coaching, inicio dizendo, “Vamos usar dois minutinhos e apenas respirar.” Muitos já declararam que esta foi a parte mais importante da conversa.


Todos temos tantas coisas acontecendo hoje em dia e o espaço que nos sobra é mínimo, se houver algum. Lembro-me que há muitos anos eu li um livro chamado “Margin: Restaurando Emocional, Físico, Financeiro, e Reserva de Tempo para Vidas Sobrecarregadas”, por Richard Swenson. Ele pede que imaginemos ler um livro sem margens e outros espaços. Também assim é como muitos de nós levamos a vida. Precisamos de espaço para respirar!


Quando pergunto a uma pessoa “Qual é a sua visão? Qual é o seu próximo passo em direção aà esta visão?”, muitos dizem que nem tiveram tempo para pensar a respeito do assunto. O coachingajuda o desenvolvimento da habilidade de estar presente – para nós mesmos, e para tudo que desejamos alcançar.


A forma como você se apresenta como líder tem valor. Muitas vezes nos apresentamos “sem ar”, vivendo num constante rio de pensamentos onde todos os momentos se colidem e misturam-se. Na próxima vez que você se sentir tentado a iniciar seja lá qual for o seu processo natural anti-produtivo, simplesmente pare e respire, use quatro segundos a seu favor.


Usando quatro segundos para respirar, terá a certeza de ficar plenamente presente e conectado com as pessoas ao seu redor. Em uma situação onde houver peso emocional poderá entregar-se dando espaço a si mesmo e aos outros, e poderá refletir com clareza e responder ao contrário de reagir.


Os líderes de hoje servem o mundo melhor quando se permitem respirar.


Grande abraço,


J Val Hastings,

C4TL


INSCREVA-SE HOJE EM NOSSA PRÓXIMA FORMAÇÃO!

https://www.coaching4todaysleaders.com.br/opcoesformacao



0 visualização