Sete Caminhos que Geram Melhores Resultados e Adicionam Valor

por Marcos A. de Camargo e Silva, ACC-ICF


Atenção, cautela!

Posso ir na contramão do mundo! Mas, se você lidera, não seria melhor liderar gerando valor na vida de outras pessoas ao seu redor? Creio que este anseio pode ser verdadeiro a todos nós. Quanto mais idade tenho e quanto mais liderados ao meu redor, menos me preocupo com reconhecimento pessoal, o mais importante tem sido perceber o quanto posso ajudar na transformação de alguém, e assim percebo o desejo de agregar valor genuíno àqueles que estão sob minha liderança.


Aqui estão 7 caminhos que adicionam valor e geram melhores resultados:


1

Esteja aberto a correções.

Todos têm opiniões e geralmente não hesitam em compartilhar se apenas tiverem a oportunidade. Com essa permissão, é verdade, nem sempre o fazem de forma graciosa – e pode até doer um pouco. Ou, pode até doer mais do que necessário mas, é nesse momento que você demonstra humildade quando se abre para a correção. Acredite se quiser, humildade no líder é uma característica compensadora.

2

Não demore para celebrar e reconhecer.

Você não chegou onde está sem a ajuda de outras pessoas. Líderes de qualidade reconhecem o esforço do outro regularmente. Celebre e reconheça de forma generosa. É muito simples! Pessoas amam quando são reconhecidas pelo que fazem.

3

Perceba o que está faltando, seja curioso.

A mentalidade do líder deve sempre ser desenvolvida. Qual é o tamanho de seus sonhos? Um líder curioso e consistente auxilia pessoas a visualizarem o potencial delas, onde podem corrigir e chegarem.

4

Mantenha-se acessível e sirva bem as pessoas.

Talvez você nem sempre estará disponível – mas pode estar acessível às pessoas, especialmente aquelas mais ligadas à sua liderança. Isso demonstra que você as valoriza. Os melhores líderes sabem servir. Isso é verdadeiro se você deseja adicionar valor em outros.

5

Dê boas vindas à mudança, assuma riscos.

Não creio existir liderança sem mudanças frequentes; se um líder falha ao permitir que as coisas não se movimentem, o reflexo não será apenas ruim para a organização, mas também para cada pessoa envolvida. Pessoas estão dispostas a assumir riscos quando seu líder está na linha de frente, liderando com visão clara e muita coragem.

6

Seja lento em reclamar.

Já existe muita crítica no mundo. Líderes são melhores quando festejam mais do que encontram motivos para reclamar. Alimente a vontade de quem se alegra em fazer as coisas e, se precisar, ajude na correção.

7

Seja diligente protegendo o seu caráter.

O caráter de um líder impacta no caráter da organização e o leva mais longe – o que também impacta a todos na organização. O caráter de uma pessoa é um bem que deve ser sempre protegido e nunca escondido.


O que mais você pode adicionar a esta lista?

Quer saber mais? Queremos escutar você. Estamos aqui para somar, adicionar, agregar e ajudar você a crescer.


Inscreva-se e receba nossos artigos. [treinamento@coaching4todaysleaders.com.br]

21 visualizações