Quando Bons Coaches Encontram Dificuldades para Alcançar Clientes

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Seja você um coachpessoal, executivo, de grupo ou talvez um coachinterno que espera pelo direcionamento de empregados para um bate papo, você precisa melhorar seu negócio.

Ser um grande coachnão é o suficiente; é necessário aprender a se autopromover mostrando seu valor como coachàs pessoas. Veja estes quatro pontos que o ajudarão:


1. Sempre dê às pessoas um gostinho do coaching.

Sempre que me pego diante de um grupo de pessoas ou falando com alguém sobre o coaching, deixo sempre a oportunidade de saborearem o que faço. Na semana passada sentei-me com quatro líderes em um almoço. Eles queriam contratar um coachmas estavam indecisos diante da situação ou mesmo se um coachingajudaria de fato.

Enquanto falávamos, eu os instiguei a falar um pouco mais deles mesmos e o que exatamente estavam procurando. Você poderia dizer que fiz uma “abordagem de coaching” naquele almoço. Quando um dos líderes falou, “Sabe, Val, nós te chamamos porque esperávamos ouvir o que você tinha a oferecer, mas deu para ver que falamos mais do que você!”. Eu pude, então, explicar o fato de que intencionalmente estava fazendo coachingcom eles durante todo o tempo. Isto é coaching!

Prontamente compreendi que eles já tinham o que precisavam para tomar uma decisão, então concordaram e decidiram seguir adiante comigo. O que aqueles líderes experimentaram no almoço foi o que esperavam do coaching.

Estes princípios também valem para coachesinternos que trabalham com pessoas que ainda não compreendem exatamente o que coachesfazem. Vista seu chapéu de coachporque isso é o que vai ditar sua credibilidade como profissional.Coachessão profissionais que ajudam.


2. Pare de vender!

Quando você conversa a respeito de seus serviços decoachingevite vender e pare para escutar. Quando engajamos numa escuta ativa isso irá naturalmente transmitir que estamos aqui para ajudar.

Isso faz com que a pessoa obtenha uma mensagem clara do que desejam e do que já está acontecendo com ela. Ainda melhor, a pessoa poderá atribuir esta transparência a você nessa conversa.

Quando temos uma conversa real isso ajuda ambos acessarem e se ajustarem e, consequentemente, podem desenvolver um relacionamento de trabalho colaborativo e agradável.

Em muitas culturas pessoas não têm uma conotação positiva sobre vendedores – parece que estão sempre querendo empurrar algo. A venda tem a ver com o vendedor. Como coaches, não tem a ver com o coache sim com a outra pessoa, buscando atender a sua necessidade. Se eu desconfiar que não sou o melhor candidato para uma causa, vou ser claro e conectar meu prospectcom outra pessoa. O retorno disso é chamado credibilidade.

Coachingnão tem a ver com você, é a respeito de seu cliente. Esta filosofia deve ser sempre o ponto central de qualquer conversa com um eventual cliente.


3. Descubra o poder do: “boca à boca”;

Quem são os conectores em sua vida? São pessoas que conhecem pessoas e sabem como fazer as coisas acontecerem.

Muitas pessoas me dizem, “Eu não sabia que você podia receber novos clientes”. Bem, eu sou dono de um negócio, é claro que sim! Não se guarde como um segredo! Apenas mencione a seus clientes que se acharam valia em seu coachinge conhecem outra pessoa ou pessoas que podem se beneficiar seria de grande ajuda conhece-los.

Uma vez ou outra alguém me liga e diz, “Eu queria lhe contratar. Eu não sei o que você faz, mas vi que ajudou meu amigo. Não sei bem o que fez por ele, mas está indo muito bem e gostaria que fizesse por mim o que fez para ele”. Isto é o poder do “boca à boca”.


4. Seja distinto ou extinto!

Para ajudar que outros te recomendem, diga-lhes exatamente quem você quer trabalhar como coache em qual nicho tem prazer em servir. Esteja atento também para quem está procurando você – quem está aparecendo? No início pode não estar bem claro mas, preste atenção ao que o mercado está dizendo a você.

Se você busca fazer tudo a todas as pessoas, pode deixar de ser tão efetivo ao grupo que poderia se beneficiar muito de seu trabalho. Compareça para estas pessoas e dê-lhes um gostinho, sem vender, empodere-as para compartilhar você como um grande tesouro de recursos.

Desejo muito sucesso a você!


Val Hastings

C4TL-USA



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