DESAPRENDER PARA APRENDER!

O BOM LÍDER EXERCITA O CONCEITO: DESAPRENDER PARA APRENDER!

(texto de Dr. J. Val Hastings, Fundador C4TL)



Tenho percebido algo recorrente nos líderes com quem tenho feito coaching.É a necessidade que têm de desaprender, e não apenas aprender. Muitos desses líderes hoje, em virtude de seus processos de coaching, focam um tempo significativo em suas agendas e energia no “desaprendizado”.

Eis aqui alguns exemplos:

· Uma pessoa descobriu recentemente o quanto ela estava “falando e aconselhando” mais do que devia. Ela tomou conta de que havia a necessidade de aprender parar e escutar mais os outros se quisesse desenvolver-se como líder exemplar. Uma grande parte desse aprendizado de escuta também incluiu seu comportamento de desaprender a “falar e dar sugestões”.

· Outro líder recentemente descobriu que sua definição de líder tinha mais relação com gestão do que liderança. Seu foco principal foi desaprender em seus pensamentos e premissas de líderes como gerentes, enquanto pode abraçar uma definição mais abrangente de liderança.

· Um exemplo final é do líder que esperava desenvolver e subir um nível na capacidade de liderança de seu time – mas descobriu que se identificava mais como um expert ou a pessoa de apoio. Ele recentemente descobriu que na maior parte de sua carreira profissional acreditava que ’ser a pessoa com as respostas’ era seu papel principal.

Hoje quero convidá-lo a considerar aquilo que precisará desaprender para se tornar o melhor líder em seu local de atuação.

Um abraço e sucesso!

Val Hastings


13 visualizações