COACHING FOCADO NO PRESENTE


O COACHING FOCADO NO PRESENTE


Uma tendência que certamente tenho notado é a transição do coaching focado no futuro para o coaching focado no presente. Há 20 anos, ou mesmo há 10 anos, quase todo coaching que eu fazia era focalizado no futuro, em seguir adiante. Isto tomava grande parte dos temas do meu coaching.


Com os clientes atuais, mesmo eu trabalhando com pessoas visam descobrir o que esperam fazer no futuro, falamos mais em como podem ser mais no presente e terem prazer no hoje.

Atualmente, quando alguém chega para uma sessão de coaching é necessário parar uns minutos e respirar, se centralizar e permitir que sua alma esteja alinhada com o seu corpo físico.


Assim, o coaching tem se tornado um caminho multidirecional. Talvez seja porque tenho crescido e me desenvolvido melhor como coach e, por isso mesmo, tenho estado mais atento a uma necessidade que sempre estivesse lá. Seja como for, pense nisso como uma grande transformação. Em nossa cultura, sem perceber, ficamos muito desapegados e não nos conectamos, e deixamos de aproveitar o momento de estarmos presentes, mesmo quando isto se faz necessário.


Por exemplo, no passado quando as empresas me contratavam para fazer coaching com seus sócios, tinha a ver com “como vamos fazer esse trem seguir adiante!”. Hoje, sou chamado para auxiliar esses gerentes a se relacionarem com seu staff naquele momento, no presente, ao contrário de apenas vê-los tão ocupados em seus telefonemas.


Então, como o estar presente no momento nos capacita a alcançar uma visão futura? Assim como Max de Pree diz, “a primeira responsabilidade de um líder é definir a realidade”, fica difícil chegar a qualquer lugar para quem não sabe onde deve começar. Você não poderá nem programar seu GPS sem que antes determine o lugar de partida de sua jornada.


Um outro ponto: o futuro é incrivelmente fluido; ele muda! É necessário estar bem no momento para se adaptar ao presente que se transforma em futuro. E, finalmente, o futuro só será tão bom quanto aos momentos que você experimenta.


Conte comigo…


REGISTRE-SE NA PRÓXIMA TURMA C4TL

19 visualizações