Conteúdo

O curso de formação da C4TL oferece:

 

- Módulo 1: Blocos de Construção do Coaching

- Mentoria: Módulo Mentor-Coaching

- Módulo 2: Bloco de Construção do Coaching - consolidação

- Módulo 3: Aspectos Gerais e consolidação da formação

É possível fazer o curso com diferentes combinados de Módulos.

Para saber mais, escreva para marcos@coaching4todaysleaders.com.br

Conteúdo do programa completo:
(Constantemente em processo de atualização, motivo pelo qual pode haver eventual e temporariamente alguma diferença com o programa de fato)

 

 

Módulo 1

[1.1] Uma Visão Global das Competências Centrais de Coaching (16 horas) 

Visão global das competências centrais de coaching. Uma compreensão sólida dessas competências é um dos passos iniciais mais importantes que você pode dar como coach.

[1.2] Iniciando Como Coach (4 horas)

Essa aula auxiliará os estudantes a identificarem o que é necessário para começarem como coach (i.e. Kit de Boas Vindas, Acordo de Coaching, etc.). Além disso, também serão revisados os Padrões Profissionais e Código de Ética do ICF, bem como discutidos os próximos passos para o desenvolvimento da prática de coaching.

[1.3] O Acordo de Coaching (4 horas)

Essa aula instruirá os novos coaches sobre como estabelecer o acordo de coaching, identificar seus três componentes, e dará a oportunidade para se discutir o estabelecimento do acordo como um coach externo ou interno, bem como discutir com os demais estudantes como desenvolver uma relação de coaching que maximizará a conversa de coaching e explorar: presença de coaching, dançar a música do momento, e melhores práticas de como se relacionar com outros.

[1.4] Laboratório de Prática – Nível Um (12 horas)

Essa aula é uma oportunidade para estudantes receberem feedback sobre seu coaching, bem como para que deem feedback a seus colegas quando fizerem coaching. O facilitador do treinamento também dará feedback construtivo ao longo do laboratório.

 

1.5] Escuta Ativa (4 horas)

Todo coaching começa com a escuta ativa. Coaches mestres escutam em múltiplos níveis. Essa aula tem como alvo desenvolver e expandir as habilidades de escuta por meio de demonstrações e exercícios práticos.

Módulo 2

 

[2.1] Perguntas Transformadoras (8 horas)

Trata-se da habilidade mais importante para que o coach provoque o pensamento criativo e respostas significativas do cliente de coaching. Essa aula traz insights sobre como criar perguntas que poderosamente motivem as pessoas ao avanço.

[2.2] Ação e Responsabilidade (4 horas)

Essa aula tem como foco a capacitação dos alunos com a competência Ação e Responsabilidade. Será feita uma revisão abrangente. A competência será estabelecida e será dada oportunidade para os alunos praticarem essa habilidade ao longo do curso.

[2.3] Criação de Nova Conscientização (4 horas - autoestudo)

O objetivo dessa aula é compreender que todos temos crenças limitadoras e nos baseamos em premissas falsas. Nessa aula você explorará suas próprias crenças e premissas e aprenderá formas de auxílio prático, além de experimentar como o coach pode criar nova conscientização com o cliente. Essa aula é providenciada no formato de autoestudo. As gravações e tarefas estão disponíveis no link para que você complete em seu próprio ritmo.

[2.4] Desenvolvendo Maior Impacto no Coaching (4 horas)

Essa aula tem como foco o desenvolvimento de expertise pelo uso da competência de coaching Comunicação Direta. O foco principal da aula será a demonstração da Comunicação Direta pelo facilitador, coaches convidados e alunos. A competência será estabelecida e será dada oportunidade para os alunos praticarem essa habilidade ao longo do curso.

[2.5] Laboratório de Prática – Nível Dois (12 horas)

Essa aula é uma oportunidade para estudantes receberem feedback sobre seu coaching, bem como para que deem feedback a seus colegas quando fazem coaching. O facilitador do treinamento também dará feedback construtivo ao longo do laboratório.

[2.6] Desenvolvendo Uma Fundação Pessoal Sólida (8 horas)

O objetivo dessa aula é duplo: 1) dar assistência ao coach no desenvolvimento de sua própria sólida fundação pessoal, e 2) capacitar o coach com discussões práticas, técnicas e insights para desenvolver uma sólida fundação pessoal em seus clientes.

[2.7] Modelos e Abordagens de Coaching (8 horas)

Essa aula tem como propósito dar aos alunos uma variedade de modelos e abordagens de coaching. As competências centrais de coaching serão consideradas em cada modelo. Uma parte do tempo será dedicada a demonstrações de coaching e feedback.

 

Mentoria - Módulo Mentor-Coaching

 

[M.1] Mentor-Coaching em Grupo (8 horas)

Essa aula é a primeira de uma matéria de duas partes, a qual é designada a atender aos requisitos de Mentor-Coaching. A segunda aula é o Mentor-Coaching Individual. Mentor-Coaching em Grupo é baseada nas 11 Competências Centrais de Coaching. Cada participante deverá ser coach, coachee e atuar como um observador ativo para dar feedback a outros.

 

[M.2] Mentor-Coaching Individual (3 horas)

Essa aula é a segunda de uma matéria de duas partes, a qual é designada a atender aos requisitos de Mentor-Coaching. A primeira aula é o Mentor-Coaching em Grupo. O Mentor-Coaching Individual dá aos novos coaches a oportunidade de interagirem individualmente com um mentor-coach experimentado e aprovado, obtendo feedback imediato sobre seu coaching. O feedback é baseado nas 11 Competências Centrais de Coaching. Cada participante deverá fornecer a seu Mentor-Coach gravações de sessões de coaching, ou fazer coaching ao vivo.

 

Módulo 3

[3.1] Coaching em Meio a Grandes Mudanças (4 horas)

O propósito dessa aula é suportar os coaches no entendimento da mudança de seu próprio estilo de liderança e impactar em seu estilo de coaching. Os alunos serão introduzidos a um modelo que poderá ser usado como fundação para clientes que passam por mudanças.

 

[3.2] Coaching de Conflito (4 horas)

Coaches geralmente lidam com o coaching individual ou em grupo com foco na gestão de conflito. Muitos coaches se sentem inadequadamente preparados para lidar com coaching de conflito. Essa aula dará aos participantes a oportunidade de incrementar sua compreensão de conflito, bem como identificar seu estilo pessoal para lidar com o tema. Técnicas práticas e testadas serão utilizadas para desenvolver a competência. Embora a aula ofereça aos participantes materiais valiosos, o real valor está na discussão transparente e no compartilhamento do grupo a respeito de situações reais de conflito. Os alunos serão solicitados a identificar, antes da aula, situações de conflito em sua vida pessoal e profissional. Coaching de conflito real acontecerá nessa aula. Em função da natureza pessoal profunda desse tópico, será requerido confidencialidade máxima.

 

[3.3] Cenários Comuns de Coaching (4 horas)

Concede uma compreensão básica a respeito de situações de coaching comumente experimentadas. Ainda que o coaching de cada pessoa seja único, há temas e abordagens comuns que dão ao coach uma moldura para se basear. Os cenários a serem trabalhos envolvem: 1) Coaching de marido e esposa; 2) Coaching de vida saudável; 3) Coaching do CEO ou executivo; 4) Coaching de promoção; 5) Coaching de transição; 6) Coaching de hábitos que sabotam; 7) Coaching do líder de ONG; e 8) Coaching para desenvolvimento de liderança.

 

[3.4] O Líder-Coach (4 horas)

Essa aula é voltada a auxiliar líderes a compreender que podem utilizar eficazmente as habilidades de coaching para impactar seus contextos de uma forma positiva e poderosa. Líderes sairão dessa aula com passos práticos para implantarem o coachingem seu cotidiano e melhorarem sua liderança por meio do impacto sobre os membros de suas equipes

 

[3.5] Fazendo Coaching de Times e Grupos Espontâneos (8 horas)

Concede a oportunidade real para que novos coaches participem da experiência de coaching em grupo e discutam a respeito da experiência, ganhando conhecimento e expertise sobre as fases e formação de grupos e times.

 

[3.6] Laboratório Prático de Coaching de Grupo (8 horas)

O laboratório de prática de coaching de grupo é uma oportunidade para os alunos experimentarem o coaching de grupo como coach e como grupo. Essa aula promove grande experimentação. Todos os participantes devem atuar tanto como coach, como como grupo.

 

[3.7] Estabelecendo-se como Coach (4 horas - autoestudo)

Essa aula tem como foco dar recursos valiosos aos alunos para que se estabeleçam como coaches, compostos de materiais e exercícios práticos e testados. Essa aula é dada no formato de autoestudo. As gravações e tarefas estão disponíveis no link para que você complete em seu próprio ritmo.

 

[3.8] Máster Coaching (4 horas  - autoestudo)

Essa aula tem como foco dar aos alunos uma oportunidade singular para experimentarem coaching no nível máximo. O conteúdo inclui: 1) observação a um coach sênior em ação ao vivo e feedback conjunto sobre a demonstração; 2) envolvimento em discussões abertas e transparentes sobre o coaching no nível máster. Os tópicos incluem a definição do domínio do coaching, discussão sobre as competências centrais no nível de Master Certified Coach, várias abordagens para o nível máster de coaching, bem como desafios e armadilhas enquanto se caminha para esse nível; 3) desenho de seu próprio plano para desenvolvimento do nível máster como coach. Cada aluno desenvolverá seu plano de “próximos passos” para continuar incrementando suas habilidades de coaching; 4) perguntas que você sempre quis fazer a um máster coach. Essa aula é providenciada no formato de autoestudo. As gravações e tarefas estão disponíveis no link para que você complete em seu próprio ritmo.